Patrocínio Circuibras

zz

A equipe EcoVeículo utilizava um modelo arcaico de impressão de placa de circuitos, o processo realizado pelo projeto consistia em:

  • Desenho de circuito em software;
  • Impressão dos desenhos em papel fotográfico;
  • Transferência dos desenhos para o fenolite (utilização de um ferro à vapor);
  • Manutenção dos defeitos no fenolite;
  • Corrosão do cobre do circuito em percloreto de ferro;
  • Soldagem dos componentes.

Ao utilizar essa técnica muitas vezes o circuito montado apresentava diversos defeitos, tais como: trilhas rompidas, aparecimento de interferências causadas pela própria placa e trilhas espessas dificultando a soldagem dos componentes. Por mais que a técnica possa parecer ultrapassada, era o que fazia o protótipo operar.

Em maio de 2015, o EcoVeículo foi privilegiado com a parceria realizada entre a empresa Circuibras, esta que atua no mercado de PCBs há 30 anos desenvolvendo placas profissionais de alta qualidade e visando sempre a eficiência, que é o maior objetivo do nosso projeto.

Firmada a parceria, a Circuibras passou a disponibilizar quatro painéis de circuito impresso que são suficientes para suprir as necessidades do projeto nas áreas de eletrônica e aquisição de dados.  Como os painéis são enviados pela Circuibras, o trabalho realizado pela subequipe baseia-se em soldar os componentes nas suas respectivas placas, possibilitando assim enfatizar principalmente na área de projeto, sem se preocupar com o tamanho dos componentes, falhas nas trilhas, proximidade entre pads, proporcionando um circuito mais organizado e placas compactas.

Estamos felizes por completar quase um ano de parceira com essa magnífica empresa, que nos possibilita criar placas cada vez melhores e evoluindo cada dia mais o nosso projeto.

Obrigado, Circuibras por acreditar no nosso potencial!