Principal desafio

O desafio que o EcoVeículo oferece aos estudantes é o de desenvolver protótipos veiculares de máxima eficiência, ou seja, veículos que apresentem taxas mínimas de consumação energética. Através da construção dos protótipos, os estudantes aprendem a gerenciar e executar um projeto do começo ao fim. Partindo do desafio da economia energética, o grupo se envolve com as mais diversas áreas, dentre elas mecânica de motores e transmissão, estrutura, sistema de direção, aerodinâmica, eletrônica, finanças, além das habilidades comunicativas que os integrantes desenvolvem ao se relacionarem com empresas e profissionais.

Objetivos

O projeto participa de duas competições por ano: Maratona Universitária da Eficiência Energética (São Paulo, SP, Brasil) e Shell Eco-marathon Americas (Detroit, MI, EUA). Diante disso, o objetivo do projeto é incentivar a pesquisa, integrando, ao mesmo tempo, valores como o respeito pela diversidade social, controle energético e desenvolvimento sustentável. Por se tratar de um trabalho multidisciplinar que inclui grande diversidade técnica, o projeto estimula alunos com diferentes conhecimentos a trabalharem juntos, visando a máxima eficiência energética.

Organização da equipe

A atual equipe de trabalho está composta por um total de 28 alunos de diferentes cursos de graduação da UNIFEI, além de um professor responsável pela coordenação técnica do projeto.

Para a UNIFEI trata-se de um projeto institucional onde os alunos participantes têm seus projetos de pesquisa registrados nos órgãos acadêmicos. Para os alunos de graduação as atividades do projeto EcoVeículo representam uma oportunidade única de desenvolver e aplicar seus conhecimentos dentro de um projeto multidisciplinar.

A equipe responsável pelo projeto de desenvolvimento do veículo está dividida em seis subequipes, de acordo com as afinidades da área de conhecimento. Confira as subequipes no menu ao lado.

Hierarquia

O sistema hierárquico do projeto, além de trazer organização para a equipe, proporciona a oportunidade para os membros, através da capitania, de adquirir aprendizado nas áreas gerenciais e organizacionais, mediante a gestão de pessoas, organização das atividades das subequipes, cumprimento de prazos e trabalho sob pressão. A oportunidade de se tornar um capitão é dada para todos os membros veteranos, isto é, membros que permaneceram no projeto por pelo menos 1 ano, adquirindo assim conhecimento e experiência para poder liderar uma subequipe, ou até mesmo a equipe como um todo através da candidatura à capitania geral.

hierarquia

APOIO

 

Tesa Tape

Tesa Tape

JSL

JSL

Alltec

Alltec

Treffer Technology

Treffer Technology

Sufer

Sufer

Alpex

Alpex

Fupai

Fupai

Mahle

Mahle

ESSS

ESSS

Pandoo

Pandoo

Prefeitura de Itajubá

Prefeitura de Itajubá

Speaking Idiomas

Speaking Idiomas

Circuibras

Circuibras

Pet Produção

Pet Produção

Deko tintas

Deko tintas

Lanza

Lanza

WorldWide Bearings

WorldWide Bearings