• SEMA 2016
    SEMA 2016
    Equipes participantes da competição no ano de 2016.
  • Protótipo Gorgulho
    Protótipo Gorgulho
    Protótipo que representou o projeto na categoria elétrico na competição internacional do ano de 2016.
  • Premiação 2016
    Premiação 2016
    Membros do EcoVeículo comemorando a conquista do "Communications Award".

SEMA

A competição remonta a 1939, quando os funcionários Shell Oil Company nos EUA fizeram uma aposta amigável sobre quem poderia viajar mais longe com a mesma quantidade de combustível. Desde então, ela está se expandindo para mais dois continentes, incluindo muitos tipos de combustíveis e expectativas em torno do futuro da energia e mobilidade.

Este evento se encontra em sua décima edição (2016) e foi criada pela Shell, uma empresa multinacional petrolífera Anglo-Holandesa, tendo como objetivo inspirar os estudantes a inovar e a desenvolver novas tecnologias que promovam uma mudança nas regras do jogo da eficiência de combustível e no desempenho dos transportes. O desafio torna-se ainda mais interessante considerando-se os anúncios feitos recentemente pelo governo dos Estados Unidos estabelecendo metas de aumento da eficiência de combustível. Nessa competição, realizada atualmente em Detroit (Michigan), participam universidades de diversos países, destacando-se EUA, Canadá, Brasil e México.

Na edição de 2015, que ocorreu dos dias 9 a 12 de abril, 144 equipes estiveram presentes nas seis categorias: bateria elétrica, gasolina, diesel, combustíveis alternativos, hidrogênio e CNG. Além da Shell Eco-marathon Americas  a empresa também promove o mesmo evento na Europa e na Ásia. A Shell Eco-marathon Europe de 2015 ocorreu nos dias 21 a 24 de maio, em Roterdã, com 230 equipes participantes representando cerca de 3.000 estudantes de 30 países; já a Shell Eco-marathon Asia ocorreu dia 26 de fevereiro em Manila, nas Filipinas, e abrangeu 120 equipes de estudantes de 17 países asiáticos.

SEMA 2016

A grande novidade de 2016, é que o EcoVeículo levará, pela primeira vez, dois protótipos para competirem no exterior: o etanol e o elétrico. A competição ocorrerá nos dias 22 a 24 de abril no mesmo local do ano anterior, em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Como o processo de inscrição se encontra na terceira fase (total de quatro fases), não se sabe a quantidade exata de competidores, porém a organização do evento espera um número de participante superior em relação ao ano anterior.