• Equipe EcoVeículo 2014
    Equipe EcoVeículo 2014
    Membros que participaram da Maratona da Eficiência Energética de 2014, juntamente com o protótipo Theodomiro, que conquistou a 2º posição na modalidade bateria elétrica.
  • Theodomiro
    Theodomiro
    Protótipo elétrico do EcoVeículo de 2014.
  • Maratona da Eficiência Energética
    Maratona da Eficiência Energética
    Membros chegando na competição no final de 2014.

MEE

Esta competição, tendo como um dos maiores patrocinadores a Renault, empresa francesa fabricante de veículos, está atualmente na sua 12ª edição (2016), premiando as melhores equipes de instituições de ensino superior por suas conquistas na diminuição do consumo de combustível e energia elétrica. Obter uma maior eficiência energética é um objetivo eminente interdisciplinar, levando as equipes a apresentar frequentemente novidades em termos de design, materiais estruturais e controles eletrônicos dos motores entre outros experimentos.

A competição se realiza no Kartódromo de Interlagos (São Paulo) e premia os protótipos que obtiverem melhores resultados em três categorias: movidos a gasolina, a etanol e bateria elétrica. Nos dois primeiros casos, o objetivo é o menor consumo de combustível; já nos elétricos, o objetivo é o menor consumo de energia elétrica fornecida pela bateria. O evento reúne professores e estudantes de diversas universidades do país, destacando-se as dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em sua última edição (2014), o evento contou com a presença de aproximadamente 35 equipes de eficiência energética, estimando-se cerca de 700 pessoas participantes no total.

MEE 2016

Este evento, a priori, ocorre todos os anos, porém, exclusivamente no ano de 2015, um dos maiores patrocinadores deixou de fornecer o devido apoio, fazendo assim com que a empresa organizadora do evento (Projeto de Comunicação) adiasse a competição para o ano de 2016 (até então não nos foi fornecido nenhuma previsão de data).